JP Simões

JP SIMÕES

MÚSICA

OUT 5

SÁB - 22H00

AUDITÓRIO

12,50€ | DESCONTOS APLICÁVEIS

90 MINUTOS

M/6



Cantor, compositor, letrista, contista e dramaturgo, JP Simões edita álbuns desde 1995, com Pop Dell’Arte, Belle Chase Hotel, Quinteto Tati e a solo ou em colaboração com outros compositores. O seu último álbum em nome próprio, Roma, foi editado em 2013 e mereceu uma longa digressão nacional e internacional. E, em finais de 2016, lançou “Tremble Like a Flower”, em nome do seu alter-ego “Bloom”:
“JP Simões reinventa-se, mudando tudo: nome, língua, referências. O produto final é de uma beleza perturbadora que nos causa arrepios.” (Revista Altamont)

Depois da participação no Festival da Canção de 2018 com "Alvoroço", que venceu o prémio de melhor tema de música popular na Gala Prémio Autores 2019 da Sociedade Portuguesa de Autores, JP Simões voltou para a estrada para apresentar, de norte a sul, um espetáculo com repertório que atravessa diferentes fases e facetas da sua carreira.

"Havia um carrossel na feira popular, a que chamavam a bailarina, que fazia rotações espiraladas, o que provocava nos seus utentes uma corrente de espasmos de terror que redundava em vomitório coletivo, com efeito de rega no espaço circundante. Foi a sensação que tive ao ver JP Simões a ser filmado no festival da canção. E, no entanto, que canção! "Alvoroço" faz uma série de tangentes pela bossa nova e as canções de Chico Buarque, pela canção portuguesa, de José Mário Branco a Fernando Tordo, pelos arranjos orquestrais de Scott Walker na fase em que cantava versões de Brel, terminando com um apoteótico solo de trompete a fazer lembrar o country psicadélico dos Byrds e dos Flying Burrito Brothers. É uma espécie de viagem alucinada em tom menor à história da música pop, com o cantor em perfil hierático, de quem vê o tempo a revoltear à sua volta. Um pequeno milagre de bolso em menos de 3 minutos." (Rui Catalão)

Voz e Guitarra JP SIMÕES
Agenciamento PEDRO VALENTE/AZÁFAMA PRODUÇÕES
Fotografia VERA MARMELO