OFICINA TEATRAL
de Companhia A Corda

DURAÇÃO: 56 horas
PÚBLICO-ALVO: dos 6 aos 12 anos, dos 13 aos 17 anos, adultos e seniores
Nº. MÁXIMO DE INSCRITOS: 16 alunos
MONITOR: Ruben Saints ou Diogo Bach



De uma forma geral, esta formação reúne diversos objetivos que se podem organizar em três relações base inerentes ao ensino artístico. Num primeiro plano, a relação do individuo consigo mesmo; num segundo plano, a relação entre o individuo e o outro; num terceiro plano a relação entre o individuo e a arte.

Por um lado, O ensino artístico é uma forma privilegiada de estimular o autoconhecimento, a criatividade, o conhecimento emocional e o pensamento crítico, através da interação com o outro com um objetivo artístico comum.

Se por um lado, um dos objetivos primários é, também, aproximar o público e o seu agregado familiar às artes e aos espaços culturais - a participação da comunidade na apresentação de um exercício teatral, propicia uma adesão por parte dos amigos, familiares e educadores aos mesmos -, por outro lado, pretende-se, ainda, desmistificar a arte teatral, de modo a que os diversos públicos alvo encarem a prática artística como algo acessível e da qual devem fazer parte (quer como agentes ativos, quer como público) fomentando, assim, a criação de novos públicos para as artes de palco.

No que respeita aos objetivos particulares a grupos de faixas etárias distintas, será́ relevante salientar a importância da prática artística nas crianças e jovens e os benefícios que introduzem no seu crescimento. O exercício da capacidade interpretativa estimula a ampliação da inteligência, da capacidade cognitiva, assim como do lado afetivo e emocional. Em relação aos grupos seniores, será́ importante evidenciar que estas formações também se inserem numa perspetiva de envelhecimento ativo da população, oferecendo um espaço dinâmico, flexível e que contribui para uma sociedade mais inclusiva, participativa, ativa e, consequentemente, mais saudável.